3 de outubro de 2016

Declaração Política que a CDU apresentou na última sessão da Assembleia Municipal de 30 de Setembro.

DECLARAÇÃO POLÍTICA           

Boa noite a todos os presentes nesta assembleia, endereçando, em nome da CDU, saudações democráticas e que esta seja uma sessão profícua para os interesses da população e do desenvolvimento do concelho da Nazaré.
Hoje, ao contrário daquilo que fizemos, neste mesmo lugar há um ano atrás, não vamos apontar as coisas que consideramos positivas que o executivo foi fazendo ao longo deste período estival. A vossa propaganda é tanta, que o próprio António Ferro sentiria a mais revoltante inveja em não ter capacidade de vos acompanhar neste domínio.
Gostaríamos de perguntar aos responsáveis do executivo: onde estão as imagens das intermináveis filas, causadas pela infeliz ideia de canalizar autocarros para o centro da vila? Onde param os “retrates” da indignação popular com a vergonhosa desorganização das festas do sítio. Ou das montanhas de lixo que se acumulavam em diversas partes da Nazaré durante este período? Não diziam que também nesta matéria tinham soluções milagrosas? Ou ainda, onde param as fotos das camadas de pó, que caíram em cima de obras de arte, patentes numa das mais dignas manifestações culturais deste concelho, causadas por uma intervenção – feita a mata cavalos - num equipamento cultural da Nazaré. A todos os níveis – Vergonhoso!
Onde estão as fotos, dos problemas respiratórios que certas crianças têm, causados pelo pó das salas de aula que apenas são limpas no fim de cada período? Ou então, das frestas das janelas, que fazem tremer o queixo dos nossos alunos, devido ao frio que deixam passar em certas escolas do concelho? No entanto, fotos dos parques recentemente inaugurados a 10 metros destas escolas, com toda a pompa, já têm às dezenas. Sim, Sr. Presidente da CMN, Sr. Vereador da Educação e Sr. Presidente da JFF - falamos exactamente de Famalicão! É a velha lógica – fato e gravata novos mas os sapatos rotos!
Durante o Verão, quem chegava pela entrada sul à Nazaré, tinha uma visão aterradora duma praia em tudo semelhante à desorganização de uma qualquer feira de diversões perdida algures no espaço e no tempo, sem organização, método, critério ou noções básicas de ordenamento do espaço em domínio público. Tudo isto denota uma visão política de quem quer ir para todo o lado, sem saber bem qual o caminho a seguir ou para onde quer chegar. Logo, dispara-se em todos os sentidos. Já vimos este filme!
Voltando aos milagres prometidos em campanha eleitoral, à qual já voltámos e em força, - tínhamos o milagre da dinamização económica, o milagre da industrialização do concelho, onde os investimentos já estavam sinalizados…Por fim, passados que estão 3 anos, onde estão esses milagres?
       Volvidos poucos dias da eleição, e já mergulhados nas suas mais profundas contradições ideológicas e de personalidade, os responsáveis do executivo PS, já desdiziam o que tinham dito dias antes e que as promessas não eram para 4 anos, porque este projecto “para alguns” era para 12 anos, nunca tão ambiciosa demanda poderia ser realizada em quatro! Afirmavam então!
A um ano das próximas eleições autárquicas, tudo já fervilha! Tudo menos as reais preocupações com as realidades daquilo que se passa à nossa volta e que nos deve envergonhar. Parece que nada é mais importante a não ser o “botão das nossas calças” que acabou de cair e disso fazemos o maior drama que um Homem pode ter na vida!
A continuada, abusiva e bafienta estratégia de vitimização dos responsáveis do executivo local, já atingiu os seus prazos de validade. Já chega! Não dá mais! Na CDU recusamos esta estratégia de fulanização da vida política. Discutimos ideias, políticas…não discutimos pessoas.
É disso um exemplo, o ultimo comunicado do PS em reacção ao comunicado da CDU, relativamente à problemática imposta à MD PLASTIS por via da contenda da CMN com a EDP.
Mais uma vez a dívida herdada. Mais uma vez o ataque pessoal ao Sr. Presidente. Mais uma vez a incompreensão da justiça face às posições do executivo, mais uma vez…Está gasto este disco!
Sr. Presidente, de uma vez por todas, terá que assumir (você e os seus assessores) que há mais mundo para além de si próprio.
O Sr. Presidente tem que deixar o discurso da vítima, a quem todos querem mal. O Sr. Presidente sente-se permanentemente na pele do mártir S. Sebastião, crivado de setas, e em cada seta, uma factura não paga pelos executivos liderados por Jorge Barroso, mas sempre apoiados, quando necessário, pelos vereadores eleitos pelo PS.
Todos nós já sabíamos da dívida! Aliás o senhor afirmava ser bem mais volumosa do que aquela que realmente encontrou! De que se queixa? Resolva os problemas, mas sem dramas. Foi isso que assumiu fazer e foi para isso que foi eleito!
E já que falamos da MD PLASTICS, aconselhamos o PS a ser mais rigoroso nos seus comunicados e menos demagógico. Sugerimos também que abandonem a reiterada estratégia de criar problemas onde eles não devem existir, como achamos ser o caso. Os executivos devem servir para desbloquear situações e resolver problemas, ainda para mais, quando esses problemas impactam directamente nos mais elevados interesses da população.  
 Dizer que a CDU está preocupada com os interesses e lucros de empresas privadas só pode ser anedótico! Nem perceberam a ironia! Se hoje a EDP é uma empresa entregue a capitais privados e no estrangeiro, deve-se ao caminho desastroso trilhado pelo PS, PSD e CDS aos destinos da nação. Processo a que o PCP na AR sempre se manifestou contra! Foram também vocês que colocaram em mão alheias, mais este sector estratégico fundamental para o País.
Hoje, trabalhando com esta realidade concreta, não podemos inventar outra, mas podemos e devemos lutar pela sua reversão, e isso o PCP e a CDU fazem-no diariamente, enquanto muitos dormem e se resignam. Devemos encontrar soluções para viabilizar aquela Área de Localização Empresarial e não, criar entraves para que mais ninguém ali se instale.
A vida e luta do PCP e da CDU confundem-se com a vida e luta dos trabalhadores portugueses e tem afirmado sempre, que um dos factores centrais para garantir a nossa soberania e independência é a reindustrialização do país e o aumento da produção nacional.
A nossa intervenção neste caso (MD PLASTICS) tem por base estas premissas centrais para o desenvolvimento do nosso concelho, e, naturalmente, do País. É em defesa da nossa população que o fazemos.
É também, ainda que não pareça ao PS local, uma forma de alertar para os enormes prejuízos para o erário público municipal da nossa autarquia, se os Tribunais derem razão à empresa que já interpôs uma acção onde foi pedida uma indemnização sobre os prejuízos directos e indirectos calculados até à data de 01/09/2016 e que somam já 1.539.139,00 Euros, aos quais terão que ser somados todos os prejuízos que entretanto venham a ser apurados até à data da execução da sentença. Isto sim é que deve preocupar toda a população, como tanto preocupa à CDU. Tal como deve preocupar o facto de a mesma empresa ter intentado, em paralelo, uma Acção de Execução Coerciva da Sentença, em que uma das soluções pedidas vai na sequência do incumprimento das acções já sentenciadas pelos tribunais pelo titular do órgão em desobediência (a pessoa do Sr. Presidente da CMN) que caso seja sentenciado, este pode ser obrigado ao pagamento de 5.000,00 Euros por dia (conforme previsto na lei para estes casos). Disto o PS não informa a população!
Não é criando obstáculos, que vamos atrair investimentos, criar riqueza, postos de trabalho e condições para que a redistribuição da riqueza criada seja efectivada.
Sugerimos que se definam do ponto de vista ideológico!
Fazem cavalo de batalha com a cedência das infra-estruturas (na ALE à EDP), porque decorrem de investimento público, mas ao mesmo tempo querem privatizar uma grande parcela da Pedralva depois de terem investido milhares de Euros dos cofres públicos da autarquia para requalificar tal parque.
 Cedem para exploração privada, o edifício da “Onda” depois de terem feito duas intervenções, em diferentes momentos, com gastos desnecessários da primeira intervenção, tudo isto, feito com o mesmo investimento público que dizem defender.
Privatizam as AEC´s inicialmente e depois remunicipalizam-nas.
Meus senhores, confusões de teor ideológico não é com a CDU!
Para defendermos os trabalhadores, temos que defender a produção e criar condições para o investimento. É nisso que os senhores se devem centrar e deixar a estética de “meninos a quem roubaram o chupa-chupa” e que se regem com dois pesos e múltiplas medidas.
Assistiremos, daqui em diante, ao festival do corta a fita, inaugura placa, condecora o jogador tal, o atleta X, o cantor Y e o dirigente Z.
De facto, voltamos a afirmar que beberam do melhor que o neoliberalismo tem: Acentuar os egos; promover o Individualismo em detrimento da colectividade; consumir o descartável e a uma velocidade alucinante promovendo a insatisfação continua por produtos, humanos ou consumíveis, também eles descartáveis. Isto porque, tendo em vista a forma como tratam os vossos próprios trabalhadores, os seres humanos não passam de meros produtos.
Perceberam como nenhum outro executivo o que é viver no mundo da sociedade do espectáculo e num meio em que “um retrate” vale mais que todas as palavras com substância que se possam proferir.
Isso pode ser um garante para vocês! Mas, seguramente, não o é para a nossa comunidade!
A comunidade precisa de um governo que a inquiete e que a faça participar, que promova a solidariedade e a democracia e não que a distraia ou adormeça!

            Nazaré,30 de Setembro de 2016
                O Grupo Municipal da CDU na Assembleia Municipal da Nazaré 

Este texto não foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.


Sem comentários:

Enviar um comentário