17 de março de 2011

Resumo da participação da CDU na Assembleia Municipal de 25 de Fevereiro de 2011.

Decorreu no passado dia 25 de Fevereiro de 2011, uma reunião da Assembleia Municipal da Nazaré. Nesta assembleia trataram-se os assuntos constantes da sua ordem de trabalhos, conforme constava no edital que podem LER AQUI.
Após a aprovação das actas das duas últimas assembleias, iniciou-se o período de antes da ordem do dia com a apresentação de propostas e moções pelos deputados municipais.
O deputado municipal representante da CDU, apresentou uma moção, uma proposta e uma recomendação.
A moção, que podem LER AQUI, dizia respeito ao Centro de Saúde, à construção de um novo edifício para esses serviços, e foi aprovada por unanimidade. É a quinta moção sobre a necessidade de construção de um novo edifício para albergar o Centro de Saúde da Nazaré que a CDU apresenta na Assembleia Municipal.
Apresentou a seguir uma proposta que visava a doação do valor das senhas de presença a receber pelos deputados municipais nesta reunião, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Nazaré. Esta proposta, tal como uma com a mesma finalidade apresentada no ano passado também pelo nosso deputado, não foi aceite pelo senhor Presidente da Assembleia com a indicação de que os senhores deputados devem fazer o encaminhamento ao seu dinheiro que bem entenderem, e não serem obrigados a doá-lo. Disse ainda que se fosse votada teria que ser por escrutínio secreto por se tratar de pessoas. A proposta, que podem LER AQUI, não foi votada. No entanto, esperamos que os restantes deputados municipais possam ser sensíveis à nossa proposta e façam a doação do valor da sua senha de presença à dita associação.
Apresentámos a seguir um documento com vários pontos, onde se referem as queixas dos naturais de Famalicão sobre assuntos que eles entendem não estar bem na sua freguesia. Tal documento, que podem LER AQUI, passou como recomendações que foram enviadas à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia de Famalicão para conhecimento e tentativa de resolução das mesmas.
Entrou-se a seguir na ordem do dia.
No primeiro ponto analisou-se a actividade dos últimos meses da Câmara Municipal da Nazaré. Neste ponto o nosso deputado questionou o Sr. Presidente da Câmara, com as questões que podem LER AQUI. 
Às questões colocadas, o Sr. Presidente da Câmara respondeu com as suas já habituais dissertações em que parece querer fazer crer, a dada altura, não ser ele o responsável pela situação financeira, e não só, em que o município se encontra. Disse ainda que agora, enfim, tem a situação das despesas controlada, pois tem em lugar de gestão, um interlocutor que pode fazer esse controlo, pois ele não pode fazer tudo. Vamos esperar mais algum tempo para ver as próximas contas!
Passou-se ao segundo ponto da ordem de trabalhos. Neste ponto, deveria aprovar-se a composição do Conselho Municipal de Educação. No entanto, após alguns pedidos de esclarecimento e depois de ouvidas as respostas, entendemos que a melhor maneira de votarmos este ponto seria abstendo-nos, apresentando a declaração de voto que podem LER AQUI.
Chegámos ao último ponto para esta assembleia. Iríamos votar a Adaptação do PDM ao PROT-OVT. Tal, no entanto, não aconteceu ainda desta vez. Após várias dúvidas que não foram totalmente esclarecidas, entenderam os deputados municipais enviar novamente à câmara os documentos e depois de devidamente esclarecidas as dúvidas, então ele virá à assembleia novamente. Referimos ainda, que por não estar aprovada esta adaptação se encontram suspensas, desde 09 de Abril de 2010, as normas do PDM consideradas incompatíveis com o PROT-OVT.
            Fica assim dada a conhecer a actividade da CDU nesta assembleia municipal. Para conhecimento dos interessados, informamos que iremos no futuro tentar colocar aqui neste blogue, as respostas em áudio, para que todos possam conhecer melhor o que se passa neste órgão autárquico.        
A LUTA CONTINUA!
O Grupo de trabalho da CDU da Nazaré

1 comentário:

  1. Em meu entender é assim que um eleito deve proceder, com combatividade ser um intrépido defensor dos interesses do concelho e dos seus munícipes.

    ResponderEliminar