11 de abril de 2010

Resultado da Conferência de Imprensa do dia 06 de Abril.

Realizámos no passado dia 6 de Abril, uma conferência de imprensa com o intuito de apresentar algumas formas de luta pela construção urgente de um novo edifício para acolher os serviços do Centro de Saúde da Nazaré, bem como a reabilitação urgente do serviço de urgências 24 horas por dia na Nazaré.


Divulgamos aqui o nosso manifesto sobre o assunto, o qual foi também entregue à comunicação social.

Não enganem mais o povo!

Não podemos nem devemos permanecer mais tempo calados!
Chegou a hora de nos revoltarmos contra aqueles que, por incompetência, dolo ou falta de capacidade, deixaram chegar a prestação de cuidados de saúde no nosso concelho aos pontos a que chegou e com a possibilidade mais do que evidente de vir a piorar ainda mais.
Basta!
Não queremos ouvir mais desculpas! Já esperámos demais!
É tempo de lutarmos todos por um novo Centro de Saúde para a Nazaré e pela reabertura urgente de um Serviço de Urgências na Nazaré!

Encarando os factos e os protagonistas chega-se à rápida conclusão de que foram todos os anteriores responsáveis, nacionais do PSD e PS e autárquicos do PS até aos actuais do PSD, os culpados do que nos está a acontecer actualmente no país e concretamente na Nazaré ao nível da prestação dos cuidados de saúde.

Aceitaram a construção a título provisório de um Centro de Saúde em 1982, o qual desde Dezembro desse ano se encontra a servir uma população que aumentou grandemente desde então, e para a qual essa estrutura caduca, deixou de dar resposta satisfatória há já muitos anos.
Como se não bastasse a idade do edifício, cerca de 28 anos, o que origina que as paredes, tectos e pavimentos se encontrem em alguns locais em muito mau estado devido à falta de conservação da estrutura. Temos o mais perigoso de tudo que é o seu telhado ser construído em fibrocimento, produto altamente cancerígeno por ter amianto na sua composição. O Amianto é uma substância que está proibida de ser utilizada, por lei, em toda a união europeia desde 01 de Janeiro de 2005, directiva n.º 1999/77/CE, transposta para o direito interno através do Decreto-Lei n.º 101/2005, de 23 de Junho (Proíbe a colocação no mercado e a utilização de certas fibras de amianto e de produtos a que as mesmas tenham sido intencionalmente adicionadas).
É também prejudicial aos trabalhadores existindo por isso também legislação europeia sobre o assunto, nomeadamente a directiva n.º 2003/18/CE, transposta para o direito interno através do Decreto-Lei n.º 266/2007, de 24 de Julho (Relativa à protecção sanitária dos trabalhadores contra os riscos de exposição ao amianto durante o trabalho).
É susceptível de ter que ser retirada quando se apresentem queixas. E desde já aqui garantimos! Nós vamos queixar-nos a quem de direito!
Será que mais ninguém percebe que aquilo é potencialmente perigoso, mais agora que está cada vez mais velho e eventualmente mais susceptível de se particularizar no ar e nas águas provocando contaminação do ar e dos solos.
Não queremos mais um motivo de doenças graves onde vamos à procura de saúde!
Queremos urgentemente um novo edifício para albergar os serviços do Centro de Saúde da Nazaré, sem telhados de amianto.

Além do exposto, a configuração e a falta de espaço actuais, pois tentam-se atender ali os utentes de toda a Nazaré, Sítio, Pederneira e Fanhais, origina que as crianças e os adultos utilizem a mesma sala de espera, o que cremos não ser a melhor forma de precaver contágios de doenças aos nossos filhos, eventualmente mais vulneráveis. E não é com certeza uma porta de fole, colocada há pouco tempo, que vai servir de entrave a esse eventual contágio.
A falta de água quente na zona da pediatria é outro dos factores negativos que temos vindo a apontar e julgamos ainda não solucionado.

Aceitaram-se acordos e deixou-se fechar a maternidade no antigo Hospital do Sitio em finais de 1986. Foi uma maternidade que viu nascer milhares de pessoas da Nazaré e região. Os Nazarenos agora nascem fora da Nazaré há já muitos anos.
Foram-se fechando valências e prometendo novos serviços que no entanto não vieram nunca! Depois de mais algumas promessas para esse mesmo Hospital no Sítio e após alguma remodelação física desse espaço, fecharam o serviço de urgência e mais tarde a própria extensão do Centro de Saúde da Nazaré que servia os utentes do Sítio, Calhau e parte da Nova Nazaré.

Conseguiram no entanto, há algum tempo, por acordo com os detentores do espaço, colocar lá médicos e equipas de várias especialidades a fazer algumas operações para aliviar as listas de espera do Serviço Nacional de Saúde. Se serve para isso, serve para continuar a ter um serviço de atendimento de urgências 24 horas por dia, 365 dias por ano!
Queremos e merecemos que o serviço de urgências seja reactivado rapidamente. Não pode o Serviço Nacional de Saúde ser visto apenas na lógica economicista que tem levado a encerramentos de unidades de saúde por este país fora. Tudo tem o seu preço, é certo! Nós achamos é que este já está muito elevado e o povo não pode pagar mais a falta de capacidade dos governantes!

As pessoas para nós estão e estarão sempre em primeiro lugar!

Quem trabalha e desconta uma vida inteira, deve ter um serviço nacional de saúde com capacidade para lhe acudir quando vier a precisar, sem burocracias e sem tempos de espera insuportáveis e se possível sem viagens longas e desnecessárias.
Não nos calaremos e levaremos este nosso protesto até onde for preciso, enquanto não voltarmos a ter o serviço de urgências aberto no Hospital do Sitio, e depois, mais tarde no novo Centro de Saúde. Os Nazarenos e milhares de turistas que nos visitam constantemente, não podem estar sujeitos a deslocações para Alcobaça ou Caldas da Rainha, como já acontece diariamente, para entupir ainda mais estes serviços já de si superlotados, com as queixas de pequenos acidentes de trabalho, de viagem ou domésticos tratáveis aqui na terra. No entanto, avisamos desde já que não pomos de parte essa forma de luta, entupir as urgências de Alcobaça e Caldas da Rainha.
E não nos venham dizer que temos que ser bonzinhos, continuando à espera para não atrapalhar as conversações, e que a construção do novo Centro de Saúde já saiu em Diário da República... temos visto o que dá acreditar e esperar!
Podia e devia ser verdade que assim fosse, esperar e realizar. Mas o que também não deixa de ser verdade, e isso pode ser comprovado, é que o Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República apresentou no dia 24 de Fevereiro deste ano, uma proposta de alteração ao orçamento de estado para 2010, proposta de lei nº. 9/XI, mapa XV, Ministério da Saúde, que juntamos em anexo.

Como todos podem comprovar, essa proposta foi votada contra pelo Partido Socialista e contou com a abstenção do PPD/PSD E CDS/PP, só tendo sido votada favoravelmente pelo BE e PCP o que não chegou para fazer aprovar o Reforço de Dotação de 1.800.000 Euros, para afectação aos projectos plurianuais situados na NUT II – Região Centro (Distrito de Leiria), ou seja:
Centro de Saúde das Caldas da Rainha
Centro de Saúde da Nazaré
Centro de Saúde de Pombal

Alguém entendeu em Lisboa que a Nazaré ainda não havia de ter o seu novo Centro de Saúde este ano.
Mas nós que estamos a sentir na pele a falta dessa valência, vamos lutar pela concretização dessa obra rapidamente e se possível ainda este ano. A velocidade a que as coisas estão a acontecer para pior, nesta área, na Nazaré, não nos permite esperar mais. Com pena de termos que lamentar também, qualquer dia, aquilo que vemos e ouvimos já hoje a outros portugueses.
Não podemos por tudo isto continuar calados!
Não acreditamos nem queremos mais promessas!
Vamos ter que ser nós e a população a erguer esta luta. Temos que mostrar a força dos Nazarenos, não nos calarão!
Para isso iremos recolher assinaturas dos utentes do Serviço Nacional de Saúde do concelho da Nazaré, para posterior envio à Sra. Ministra da Saúde, do abaixo-assinado que já produzimos, com alguns pontos que queremos ver resolvidos na nossa terra.
Iremos promover a criação de uma Comissão de Utentes de Saúde, para dar mais força e organização à luta da população pelo Novo Centro de Saúde na Nazaré.

Contamos convosco!

Quem não teme o mar, não teme ninguém!

A CDU do concelho da Nazaré.

**************************************************************************************

Foi também apresentado por nós um abaixo-assinado, que reproduzimos abaixo, e que será, depois de recolhidas o máximo de assinaturas, enviado à Sra. Ministra da Saúde para lhe dar a conhecer as exigências dos Nazarenos no que concerne à saúde na Nazaré.

Abaixo-Assinado

Queremos um novo Centro de Saúde com Serviço de Urgências
24 horas por dia para a Nazaré.

Exma. Sra.
Ministra da Saúde

Os abaixo-assinados, utentes do Serviço Nacional de Saúde do concelho da Nazaré, manifestam:

A necessidade urgente da construção de um novo edifício que albergue os serviços do Centro de Saúde da Nazaré.

O pedido de rápida e urgente reposição do serviço de urgência vinte e quatro horas por dia na Nazaré.

A necessidade de colocação de um número de profissionais das áreas da saúde, suficiente para prestar assistência aos utentes do concelho da Nazaré e aos milhares de visitantes que nos procuram anualmente.

A sua inteira disponibilidade para lutar por todos os meios permitidos, até à prossecução dos pontos solicitados, na esperança de que rapidamente os utentes dos serviços de saúde do concelho da Nazaré se possam sentir em igualdade de direitos com qualquer cidadão português.


NOME ASSINATURA Nº. B. I.

____________________________________________________________

Está a decorrer a recolha de assinaturas para o abaixo-assinado, referido atrás,
pelo que todos os interessados em ajudar nesta luta, que é de todos os Nazarenos, podem contactar-nos.

Existem já espalhadas pela Nazaré, Sítio, Pederneira e também no Valado dos Frades as referidas folhas. Contamos vir a ter também em Famalicão e Fanhais.

Podem ainda ser assinadas nas ruas e locais onde os elementos da CDU se encontram, pois andaremos com as folhas do abaixo-assinado, durante os próximos dias.

1 comentário:

  1. Parabéns pela luta!!!
    Mas em relação ao amianto, este não apresenta risco a saúde quando ingerido, como aqui citado na água. E quanto ao telhado feito de amianto, o desprendimento das fibras nas telhas é muito pouco, quase nenhum, quanto ao amianto podemos ficar tranquilos.

    ResponderEliminar