21 de setembro de 2009

Sessão de esclarecimento e debate.

Concelhia da CDU / Nazaré


Sessão de Esclarecimento e Debate

A concelhia da CDU da Nazaré, realizou no dia 18 de Setembro, às 21 horas na Liga dos Amigos de Fanhais, em Fanhais, uma sessão de esclarecimento e debate sobre; colectividades e associativismo, seu financiamento, estado da cultura e do desporto no concelho da Nazaré, englobada nas acções de pré-campanha que esta força política, está a desenvolver no concelho da Nazaré.

A esta iniciativa da CDU, compareceram representantes de sete associações do concelho da Nazaré, das cerca de vinte convidadas, bem como os eleitores interessados, em número que foi aumentando durante a sessão.
Pelo facto de sentirmos algum afastamento por parte das associações e não sabermos se isso se deve a algum receio de aparecerem, entendemos não divulgar os nomes das que tiveram a coragem de estar presentes.
A sessão iniciou-se com a apresentação dos pontos a debater bem como apresentação das propostas da CDU para este sector.

Logo no início, um representante de uma das associações presentes questionou sobre o seguinte: Caso a CDU seja Câmara, como atribuirá os subsídios e quais os critérios? Foi respondido que, conforme o nosso programa indica, será feito um esforço no sentido de adaptar o modelo que actualmente é usado na atribuição dos subsídios ao desporto, melhorando e aperfeiçoando este até se conseguir um critério uniforme que não continue, nem mantenha, a actual desigualdade nos critérios de atribuição.
Foi ainda referido pelo mesmo, que a sua associação raramente recebe qualquer subsídio da câmara e que actualmente luta com dificuldades, motivadas pelo baixo valor que estão a receber pelos serviços prestados, pois o tipo de associação de que falamos depende de um ministério que também não paga atempadamente.

Outro representante apontou a derrapagem que há nas atribuições aprovadas e prometidas e nas efectivamente pagas. Salientando que por vezes, estão a complementar serviços que deviam ser assegurados pelo município, criando esses mais despesa para a associação ao nível de consumo energético e de participação de mais funcionários ou directores para assegurar o serviço dos locais utilizados. Completando esta sua intervenção, afirmou que o subsídio anual atribuído à sua associação é inferior ao valor da electricidade anual que têm que suportar.

Noutra intervenção, outro representante, disse que a sua associação não recebe qualquer apoio da autarquia. Por vezes são os directores que têm que pôr dinheiro do seu próprio bolso, para, por exemplo, efectuarem o pagamento da mensalidade do aluguer do espaço onde a associação está sediada. Referindo que os espaços públicos municipais desocupados podiam ser cedidos para essas associações que não têm local próprio para trabalharem e desenvolverem as suas actividades.

Outra das denúncias que se fizeram ouvir foi em relação à falta de cumprimento de promessas de conclusão de obras de estruturas de primeira necessidade para o desenvolvimento desportivo nas localidades periféricas da sede do concelho. Faltam também equipamentos desportivos e apoios financeiros para manter os existentes, nalguns casos degradados e desactualizados.

O representante de uma jovem associação, referiu que não sentiram ainda as dificuldades que as outras associações estão a assinalar, porque também ainda não pediram quase nada à autarquia. No entanto o que pediram foi arranjado, referiu. Concretizou também que tiveram apoio de outras associações para a concretização dos seus projectos.

Surgiu durante a intervenção de outro representante associativo a ideia de transformar o espaço do Centro Cultural da Nazaré, na casa das colectividades, uma vez que este espaço está subaproveitado e há associações que não têm sede social. Esta ideia foi apoiada pelos presentes e pode e será uma das propostas a apresentar pelos eleitos da CDU nos competentes órgãos autárquicos.

Debatendo o projecto da CDU, de fomentar o aparecimento da Federação das Colectividades do Concelho da Nazaré com o intuito de dar mais força ao movimento associativo do concelho. Vários foram os pontos de vista apresentados e debatidos. Consideramos por isso não estar fechado este assunto que entendemos vir a introduzir mais tarde a novas discussões, durante o próximo mandato.

Falta de apoios a diversos níveis, tanto materiais, como humanos e monetários, tudo se reivindicou e debateu nesta sessão de esclarecimento e debate realizada numa noite chuvosa, em Fanhais, terra pequena da freguesia da Nazaré, que se sente abandonada. Onde não há uma dependência ou local de apoio administrativo aos utentes dos vários serviços autárquicos, onde não existe sequer uma caixa multibanco e onde os políticos com responsabilidades autárquicas não vão há algum tempo, referiram.

1 comentário:

  1. Será que as associações que não apareceram têm medo ou será que está tudo bem e o Sr. Presidente dá-lhes tudo? Fica a pergunta. Boas acções de campanha como estas é que são precisas! J.C.

    ResponderEliminar