Neste dia 05 de Fevereiro a concelhia da CDU da Nazaré estava a trabalhar em duas frentes, pois realizou na sede da BIR em Valado dos Frades, à mesma hora da AM, uma sessão de esclarecimento e debate que versava o tema: Expropriações para o IC9 e suas implicações para os agricultores e proprietários dos terrenos no Valado dos Frades.
Fica a seguir a informação/conclusão sobre esta sessão.
A CDU Nazaré realizou na passada sexta-feira, dia 05 de Fevereiro de 2010, uma sessão pública em que o tema central era o traçado do IC9 e suas implicações.
A orientar os trabalhos estiveram João Delgado (porta-voz da concelhia da Nazaré) e Helena Matos (Mandatária da CDU no último acto eleitoral autárquico), que por sua vez tem recolhido informação e investigado, esta questão em particular.
Helena Matos, advogada de profissão e por isso especialmente vocacionada para este tipo de trabalhos, deu uma explicação bem elucidativa da forma conturbada e pouco clara, de como tudo isto que envolve o traçado tem sido conduzido. Apoiando-se em artigos de jornais nacionais, nos acórdãos do tribunal de contas e no mapa que identifica o traçado (colocados na parede para consulta pública) deu conta da trapalhada deste processo.
Na sede da BIR, em Valado dos Frades estiveram presentes cerca de 25 pessoas, que se dividiam entre proprietários de terrenos em que o traçado irá passar e também agricultores que não sabem como projectar e planear a sua actividade, devido a um mar de incertezas onde estão mergulhados.
Era frequente ouvir-se que foram enganados, pois em 2007 foi-lhes dito e apresentado um determinado traçado e actualmente o mesmo já foi alterado, sem nada lhes ter sido dito, nem pela autarquia nem por outra qualquer entidade, apenas se vêem invadidos nos seus próprios terrenos por viaturas de grandes construtoras, de organismos estatais, que aparecem colocam estacas e outras marcações sem sequer passarem “cavaco” a ninguém.
A CDU propôs aos interessados que manifestassem por escrito, o seu descontentamento por tamanha falta de informação e respeito. Este documento será subscrito por todos os afectados por esta situação e será entregue oportunamente pela CDU em reunião de Câmara e enviada para todos os organismos que acharmos necessário.
Entendemos que pelo menos os responsáveis da C. M. Nazaré devem esclarecer a população, protegendo-a e retirando-a do clima de pânico em que se encontra. É o mínimo que uma autarquia deve fazer pelos seus munícipes.
Pois a CDU está e estará sempre ao lado das populações para os ajudar e defender nesta e em todas as causas que nos pareçam justas.
A concelhia da CDU
Nazaré, 08 de Fevereiro de 2010
Sem comentários:
Enviar um comentário